quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Outubro - Mês dos Educadores

                Dia 15 de outubro é dia de reconhecermos o trabalho daqueles que se empenham em nos ensinar aquilo que sabem, e buscar até o que não sabem, para formar um  aluno mais completo.
           Nesta data, os professores e funcionários desta Escola foram homenageados, pois entendemos que todos os segmentos fazem parte do processo educativo, todos contribuem na formação do aluno.
           O grupo assistiu a uma mensagem e depois foi convidado a participar de um almoço, que contou também com a presença de ex-colegas e teve como tema: "Festa, reencontros, saberes e sabores".


Diretora da Escola Rose Schallenberger e grupo de professores e funcionários
               Outro acontecimento especial deste dia, foi a homenagem à professora Maria Estela Martins da Silva, que se aposentou este ano, e tanto contribuiu, com seu trabalho, para a história dos alunos desta Escola.

Diretora Rose entregando presente do grupo para Profe Estela

Outubro - Mês das crianças

                 No dia 12 de outubro, é dia de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças.
         Para comemorar esta data, pensamos em oferecer aos nossos alunos um dia especial, para que pudessem fazer aquilo que criança mais gosta: BRINCAR. E isso aconteceu no dia 13 de outubro, aqueles que vieram à Escola, foram contemplados com brincadeiras na Cama Elástica e Piscina de Bolinhas, oficina de beleza, torneio de futebol e lanches especiais; tivemos também a participação especial da Palhaça Alegria, professora Laureci Massena de Azeredo, da Escola Municipal Manoel Luiz Kuhn, que desenvolveu diversas atividades recreativas com os alunos do CAT.




    C R I A N Ç A    

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade, há uma deliciosa criatura chamada criança.
Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama.
Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para...
As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos as suportam, adultos as ignoram, o céu as protege.
Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante.
Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor.
Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d'água.
Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos.
Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada.
Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração.
Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.
Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas.
Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando simples palavras:
"Oi, pai!!!, Oi, mãe!!!"....

( autor desconhecido)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Presente de Primavera

Os pássaros constroem seu ninhos de muito modos diferentes e com todo tipo de material: palha, capim, gravetos, barro etc. Usam o bico como ferramenta para construir. Escolhem os materiais e depois juntam tudo, fazendo um ninho bem aconchegante.

Esta foto é de um pássaro que construiu seu ninho na laranjeira em frente a secretaria de nossa escola. Encantando a todos, por sua beleza e dedicação aos filhotes.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TEXTO JORNAL "O Farrapo" : E.E.E.F. Luiz Barreto – Educação, cultura, memórias... 73 anos de História

                           A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Barreto está em festa, pois comemora 73 anos no dia 24 de setembro.


                          Atualmente conta com um quadro de 21 professores, 07 funcionários e 315 alunos, sob a Direção da professora Rose Mari Vieira Schallenberger e Vice-Direção professoras Maria Cristina Schubert e Marly Teresinha Azeredo Alves

                         Várias atividades estão sendo desenvolvidas, dentre elas o Desfile Cívico, que ocorreu no dia 16 de setembro, onde a Escola levou para a avenida um pouco de sua história, principalmente a banda escolar, que é mantida pelos voluntários: Diego Salvador e Janílson Duarte, ambos ex-alunos desta Escola.

                       “A Banda tem os ensaios aos sábados e preserva o uniforme adquirido há anos; isto muito nos orgulha, pois poucas localidades possuem Banda.” – comenta a vice-diretora Marly Azeredo.

                        O Desfile ocorreu na Rua Porto Alegre, e contou com a participação da Escola Municipal Manoel Luiz Kuhn e Creche Municipal Pingo de Gente. A presença da comunidade barretense foi bem significativa, para prestigiar o evento.

                        No dia 17, seguindo o cronograma, várias personalidades que contribuiram para a história deste Estabelecimento de Ensino foram homenageadas, como: ex-professores, ex-funcionários e ex-presidente e membros do CPM. Neste dia, um Parabéns Especial foi cantado e tocado pelo gaiteiro Rogério Gonçalves, acompanhando o espetáculo uma conversa sobre Tradicionalismo com o morador da localidade, Marco Aurélio Rocha.

                       O parabéns emocionante! A vela do bolo foi apagada pela funcionária Teresa da Rosa, outra personalidade que aniversaria junto com a Escola e está sempre muito presente na vida dela.

Unidos nas comemorações da Semana Farroupilha e ao aniversário da Escola, foi assado o Tradicional Churrasco Farroupilha e, logo após, a escolha do Mais Belo Peão e a Mais Bela Prenda, categorias infantil e juvenil. Foi um momento especial de confraternização e harmonia.

                      No dia 24 , acontecerá o lançamento do Blog da Escola Luiz Barreto, que tem o intuito de informar e manter os vínculos com ex-alunos e comunidade, e terá a participação de todos os segmentos desta Escola. O endereço é: http://escolaluizbarreto.blogspot.com

                      “Acreditamos que a Escola é um espaço que agrega tantas pessoas com pensamentos e ideologias tão diferentes, contribuindo na caminhada de muita gente, levando-os a caminhos variados. Quem não lembra quem foi sua primeira professora? A sua peraltice que resultou na sala da Diretoria? O melhor professor(a)?

                       A Escola é um marco da nossa história, onde cada um escreve uma parte que fica registrada em sua memória. “ – Direção da Escola.


Desfile e atividades do dia 16/09/2010

Adicionar legenda

Equipe da Escola no Desfile

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LUIZ BARRETO





                 A Escola foi criada como Grupo Escolar em Barreto, em 24 de setembro de 1937, conforme Decreto Estadual n.º 6757, sob Direção do professor Marcos Machado Coelho.
Em 03 de outubro de 1951, o Decreto Estadual n.º 2391 denomina Estabelecimento de Ensino o Grupo Escolar Luiz Barreto.
                Em 26 de dezembro de 1977, conforme Decreto Estadual n.º 26528, o Grupo Escolar Luiz Barreto passa ser Escola Estadual de 1º grau Luiz Barreto.
A partir de 31 de janeiro de 2001, foi designada como Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Barreto.
               Em 07 de março de 2001, aconteceu a inauguração das obras de ampliação da escola.
               Neste ano, a Escola completa 73 anos, e conta com um quadro de 21 professores, 07 funcionários e 315 alunos, sob a Direção da professora Rose Mari Vieira Schallenberger e Vice-Direção professoras Maria Cristina Schubert e Marly Teresinha Azeredo Alves. A Supervisão está a cargo das professoras Cândida Miranda de Lima e Clarissa Brandão de Souza, na Orientação Escolar atua a professora Tais Raquel Reis e nossas Secretárias são Ana Lúcia Nunes Monteiro e Roberta Henriques Silveira.
              Temos como Presidente do CPM a Sra. Eloá de Fátima de Souza Freitas e do Conselho Escolar a Sra. Marisa Borges de Lima.
              A Escola Luiz Barreto sempre preocupada em Educar com Qualidade, ao longo dos anos desenvolveu vários projetos com a intenção de conscientizar e trabalhar temas de grande importância no cotidiano de nossos alunos, tais como Preservação do Meio Ambiente, Reciclagem do Lixo, Utilização das novas tecnologias, Projetos de Leitura, Música - através da Banda Escolar, entre outros...